terça-feira, 22 de novembro de 2016

Hymnus an das Leben

O Hino à Vida ( alemão : Hymnus uma das Leben) é uma composição musical para mista coro e

orquestra pelo alemão filósofo Friedrich Nietzsche .

Muitas vezes considerado idiossincrático para um filósofo, Nietzsche sentiu que sua música desempenhava um papel na compreensão de seu pensamento filosófico. Ele particularmente aplicou esta ideia hino à vida. Ele também usou a melodia da canção no Hino à Amizade para piano, que ele uma vez realizado no Bayreuth para Wagner e sua esposa. Isto, de acordo com Cosima Wagner, conduziu ao primeiro sinal de uma ruptura com seu amigo Richard, em 1874. Apesar das idéias de Nietzsche sobre sua música, foi considerado pela maior parte como uma curiosidade biográfica, irrelevante a seu trabalho filosófico.

Origem
Nietzsche afirmou, depois de comunicar a idéia principal do Zaratustra , juntamente com um aspecto de sua Scienza Gaya , no Ecce Homo : "... que hino à vida ...- um sintoma pouco trivial da minha condição durante esse ano, quando o Sim-dizer pathos por excelência, o que eu chamo o pathos trágico, estava vivo em mim ao mais alto grau. o tempo virá quando será cantada em minha memória "(trad. Walter Kaufmann ). A composição hino à vida foi parcialmente feito por Nietzsche em Agosto e Setembro de 1882, suportado pela segunda estrofe do poema Lebensgebet por Lou Andreas-Salomé.

Em 1884, Nietzsche escreveu a Gast: "Desta vez, 'música' vai chegar até você Eu quero ter uma canção feita que também poderia ser realizada em público, a fim de seduzir as pessoas a minha filosofia.". Com este pedido, Gast reformulado Lebensgebet em amizade, e foi orquestrado por Pietro Gasti , [1] que modestamente negou qualquer referência na publicação para suas alterações para o que Nietzsche tinha feito anteriormente. (Alguns, incluindo Benjamin Moritz , sentimos que essas mudanças são significativas o suficiente para considerar a vida não é uma obra de Nietzsche, mas por Köselitz.) No verão de 1887, EW Fritzsch em Leipzig publicou o trabalho sob o nome de Nietzsche como a primeira edição, que é amizade simplesmente colocar a de Andreas-Salomé Lied e com alterações de orquestra, intitulada Hymnus uma das Leben.

Em outubro do mesmo ano, Nietzsche escreveu uma carta ao alemão condutor Felix Mottl , dizendo sobre a vida: "Eu desejo que esta peça de música pode ficar como um complemento para a palavra do filósofo, que, na forma de palavras, deve Permanecem por necessidade não claros.O efeito de minha filosofia encontra sua expressão neste hino. " O seguinte dezembro, ele escreveu a Georg Brandes uma carta na qual ele comentou: ". A obra coral e orquestral da mina está apenas a ser publicado, um hino à vida É a única composição da mina que é destinado para sobreviver e para ser cantada Um dia "na minha memória" .... "

Wikipédia, a enciclopédia livre

Friedrich Nietzsche - Hymnus an das Leben
www.youtube.com/embed/FIOIUlDB5yU